top of page

CoastSnapNE

O CoastSnap é um projeto de ciência cidadã, com base no monitoramento comunitário e participativo de mudanças na praia, criado em 2017, na Water Research Laboratory, da Universidade de Nova Gales do Sul, em Sydney, Austrália. Vale ressaltar que por ser um método de baixo custo, ele está se expandindo rapidamente em todo o globo terrestre, tendo hoje em dia, cerca de 200 estações distribuídas em 21 países. 

IMG-20221104-WA0056.jpg

 O monitoramento costeiro é baseado na coleta de uma variedade de dados no ambiente, podendo ser de curto, médio e longo prazo. Os seus resultados dão suporte a criação de uma base de evidências para nos ajudar a compreender os processos e a entender como os riscos estão dispersos no território. Contudo, na maior parte do tempo, esse tipo de iniciativa não dialoga com a sociedade e desconsidera o conhecimento cívico. Nos últimos anos, a ciência cidadã tem crescido e oportunizado uma nova forma de partilhar o conhecimento. Trata-se de uma parceria entre moradores/usuário e cientistas na coleta de dados e no monitoramento participativo. 

Nesse contexto, o objetivo é fomentar uma rede de monitoramento participativo no litoral do Nordeste (Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte), tendo o engajamento social como catalisador da ideia. Assim, através do Projeto CoastSnap, desenvolvido inicialmente na Austrália, pretendemos implantar o método em parte do litoral do Nordeste, com no mínimo 6 estações. A proposta está pautada no monitoramento comunitário do litoral utilizando-se de fotografias que são compartilhadas através das redes sociais (facebook, instagram e twitter) por moradores e turistas que visitam as estações do projeto. 

IMG-20221104-WA0060.jpg

O método permite o monitoramento das variações espaço-temporais da linha de costa através do georreferenciamento e vetorização das fotografias. Essa proposta permite que cientistas-cidadãos meçam com precisão as alterações da praia utilizando apenas os seus dispositivos móveis (smartphones). Assim, controlando a posição e o ângulo da sua câmera, é possível estabelecer as características da praia e fornecer um registro preciso da posição do litoral no momento da captura da fotografia. O envolvimento de diferentes segmentos da sociedade permite a disseminação do conhecimento, possibilitando a interação entre comunidade acadêmica, a sociedade e os gestores na construção de Políticas públicas para o desenvolvimento humano e social.

bottom of page